Durante reunião realizada nesta quinta-feira (05) na comunidade do Vale do Amanhecer, localizada a aproximadamente 60 quilômetros do Distrito de Conselvan, a gestão municipal recebeu um pedido dos moradores, que solicitaram que fosse construída uma escola para atender as crianças da localidade. Ao todo, cerca de 30 famílias vivem na região.
Além dos moradores, estiveram presentes a Prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer, o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semec), Ermes José dos Reis, a Diretora das Escolas do Campo, Adelina Mazurek e os vereadores Luciano Aparecido Dimazzi e Erica Aparecida da Costa, ambos do Distrito de Conselvan.
Durante a reunião ficou acordado que o município iria trabalhar em um projeto para implantação de uma sala de aula na comunidade. A estrutura deve funcionar como uma extensão da Escola Municipal Trilha do Saber, que pertence à comunidade São Lourenço, localizada nas proximidades da margem do Rio Guariba.
De acordo com o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ermes José dos Reis, a reunião com os moradores foi bastante produtiva e futuramente a comunidade poderá ter uma escola completa. “Essa é uma comunidade que começa a florescer, está crescendo rapidamente e os pais naturalmente reivindicam que seja construída salas de aulas para seus filhos. Nosso objetivo é sim atender essa demanda e queremos ter inicialmente a educação infantil (pré-escola 4 anos) até o quinto ano. Os demais alunos, por enquanto, seriam levados para área urbana, mas de forma progressiva queremos ir aumentando o número de turmas nessa comunidade, até que tenha uma escola com a totalidade das séries”, explica Ermes.
No entanto, para que esse projeto se torne uma realidade, as famílias também precisam fazer sua parte. Durante a reunião, foi acordado que os moradores precisam fazer a matrícula dos alunos nas escolas do Distrito de Conselvan. Atualmente, pouco mais de dez alunos estão matriculados, mas a comunidade tem muito mais crianças. Essa medida acordada, vai ajudar a equipe da Semec a ter um conhecimento geral da demanda e conseguir organizar as possíveis turmas.
Ermes ressaltou que esse passo é muito importante para o avanço do planejamento. "Para que esse projeto dê certo, primeiro precisamos conhecer a demanda, saber quem são, que endereço eles possuem, porque hoje boa parte deles ainda está com seu endereço em Rondônia ou Colniza, e nós não conhecemos de fato quem eles são”, pontua.
Na próxima semana o município deve encaminhar um engenheiro até a comunidade para fazer a medição da área onde pode ser levantada a estrutura. Depois desse trabalho será feito o termo de comodato da área para depois ser dado início ao processo de construção da possível sala de aula.
A Prefeita Seluir Peixer acrescentou que todos fazendo sua parte, esse projeto pode se tornar uma realidade. “Pais ou responsáveis, colaborem fazendo as matrículas dos seus filhos. Assim vocês ajudam a nós te ajudamos. É do interesse da nossa gestão levar educação de qualidade para essa comunidade que está passando por uma fase de expansão. Vamos trabalhar, juntos, para que este projeto se torne uma realidade no Vale do Amanhecer”, destaca Seluir.