Acessibilidade
Fonte Maior
Contrastes
Mapa do Site
Libras
Redefinir
(66) 3565-3900

Prefeitura Municipal de Aripuanã


Filhos de Amauri Furquim visitam Aripuanã para conhecer lição de amor e dedicação
terça, 18 de maio de 2021
terça, 18 de maio de 2021

Aripuanã recebeu recentemente a visita dos filhos de um nome que tem grande relevância para história do município: Amauri Furquim. Nomeado Prefeito de Aripuanã em 1966 pelo o governador Pedro Pedrossian, Amauri recebeu a missão de encontrar um novo local para instalar a sede domunicípio. Furquim situou a cidade na altura das cachoeiras saltos Dardanelos e Andorinhas, um local de extraordinária beleza natural.

Os três irmãos, Ajax, Jarbas e Telma Furquim, vieram conhecer de perto o que foi um dos maiores projetos de vida de Amauri, que acreditava no grande potencial de Aripuanã.

Segundo o irmão mais velho, Ajax, seu pai era piloto de táxi aéreo e fazia alguns voos na Amazônia quando passou por essa região e ficou encantado com as cachoeiras. “Ele ficou deslumbrado com as cachoeiras Dardanelos e Salto das Andorinhas. Ele sonhava e foi preciso ser prefeito dessa região para construir uma cidade, então desde essa época, início da década de 60, esse se tornou o grande sonho dele. Eu estou chegando nos 70 anos de idade e meu pai criou a gente maravilhosamente e isso que ele nos deixou é uma lição de amor. Nós precisávamos prestigiar a maior dedicação da vida dele”, comentou Ajax.

O irmão do meio, Jarbas, comentou que essa visita o fez revisitar os desejos que seu pai tinha, de conseguir desbravar um lugar que fosse capaz de acolher milhares de pessoas. “Desperta muita saudade do meu pai toda vez que vejo coisas assim. Mas o mais forte, foi que isso aqui foi o sonho dele, ele era uma pessoa sonhadora, romântica e idealista. Eu me lembro desde criança ele falando do sonho dele, de abrir essa região para milhares de famílias e brasileiros fazerem a vida, porque aqui era uma região muito rica”, destaca Jarbas.

A irmã caçula, Telma, disse que essa visita foi muito nostálgica e a ajudou a reviver memórias do tempo em que ela ainda era criança, época em que ouvia falar do sonho de seu pai. “Foi um mergulho nas lembranças que o pai deixou para a gente. Nós éramos crianças quando ele foi prefeito em Aripuanã, a visão que ele teve era semelhante ao que está acontecendo agora. Minha mãe e meus irmãos falavam que o pai tinha aquela visão de ser uma cidade desenvolvida, povoada, um lugar que ia trazer uma ampliação maior na economia no interior de Mato Grosso”, lembrou Telma.

O aeroporto de Aripuanã é batizado de Aeroporto Municipal Amauri Furquim, em homenagem aos esforços de Amauri. Por conta disso, seus filhos pediram que fosse instalada uma placa com um breve histórico de Amauri, em homenagem ao grande objetivo dele, para que todos conheçam e lembrem-se deste pequeno sonho que se tornou uma grande realidade.

O Vice-Prefeito, Luciano Vasconcelos, destacou que a visita foi muito importante, pois vem de encontro com um dos objetivos da gestão, que é resgatar e valorizar a história do município. “Para nós é muito gratificante ter essa oportunidade de estar recebendo essas pessoas aqui, pois nos faz relembrar que nós temos um dever com essas pessoas que ajudaram a desbravar a nossa região. Nós vamos nos empenhar, a Prefeita Seluir também tem esse interesse de resgatar um pouco da história do nosso município e de alguma forma poder homenagear ainda mais aquelas pessoas que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Aripuanã”, destaca Luciano.

A Prefeita Seluir Peixer reforçou que além da importância para história da cidade, esse trabalho de resgate também potencializa o setor turístico do município. "Essa família veio em um momento de encontro com o que o departamento de turismo quer desenvolver, em relação ao turismo e história que compõem hoje o nosso Aripuanã. Nós enquanto gestores temos a responsabilidade de colocar isso a conhecimento da comunidade. Se nós quisermos realmente divulgar o nosso turismo, as nossas belíssimas cachoeiras, precisamos ter a história e a história está no nosso município, nestes dados”, explica Seluir.



Texto: Assessoria de Comunicação - FERNANDO BRUNES