A Prefeitura de Aripuanã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através de uma parceria com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), informa toda população que mais de 40 serviços voltados à seguridade social podem ser solicitados diretamente pelo próprio município. Interessados podem procurar a sede da entidade, que fica localizada na Avenida Dois de Dezembro, ao lado da Empaer, no bairro Cidade Alta.
Somente neste ano, mais de 200 benefícios já foram concedidos através da unidade, como salário maternidade rural e urbano, aposentadoria rural e urbana e benefício de prestação continuada ao idoso e à pessoa com deficiência.
A Prefeita Seluir Peixer parabenizou a equipe que atua na sede local do INSS e destacou a importância destes atendimentos serem realizados diretamente pelo município, facilitando assim o acesso dos moradores, que antes precisavam viajar até outras cidades para solicitar benefícios da seguridade social.
Confira na lista abaixo os serviços que são prestados na unidade:
• Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
• Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
• Aposentadoria por Idade Rural
• Aposentadoria por Idade Urbana
• Aposentadoria por Tempo de Contribuição
• Atualização de Dados Cadastrais
• Alterar Local ou Forma de Pagamento
• Atualização de Dados do Benefício
• Atualizar Dados do Imposto de Renda Direto na Fonte (DIRF)
• Atualizar Dependentes para Imposto de Renda
• Atualizar o Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País
• Auxílio-Reclusão Rural
• Auxílio-Reclusão Urbano
• Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência
• Benefício Assistencial ao Idoso
• Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
• Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado
• Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família
• Cadastrar ou Renovar Procuração
• Cadastrar ou Renovar Representante Legal
• Cadastrar/Alterar/Excluir Pensão Alimentícia
• Cancelar Certidão de Tempo de Contribuição
• Certidão de Tempo de Contribuição
• Excluir Procurador/Representante Legal
• Extratos e comprovantes
• Pensão por Morte Rural
• Pensão por Morte Urbana
• Realizar Prova de Vida (Situações Excepcionais)
• Reativar Benefício
• Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
• Recurso Ordinário (1ª instância)
• Renovar Declaração de Cárcere/Reclusão
• Revisão - Entidade Conveniada
• Revisão de Certidão de Tempo de Contribuição
• Salário-Maternidade Rural
• Salário-Maternidade Urbano
• Solicitar Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
• Solicitar Desistência do Benefício
• Solicitar Encerramento do Benefício por Óbito
• Solicitar Exclusão de Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício
• Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido
• Solicitar Valor Não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
• Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho.
O atendimento na unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00. Já nas sextas-feiras, o horário de atendimento é das 07:00 às 13:00. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (66) 565-1035.